Barão da Taquara

Francisco Pinto de Fonseca Teles era seu nome de batismo, nascido em 1839. Sua família possuía grandes laços com a Família Imperial Brasileira, tendo como padrinho o imperador D. Pedro II.

Foi tenente da 7ª Companhia do Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional e participou da Guerra do Paraguai, sua bravura durante a guerra o tornou influente e, portanto, nomeado Comendador da Ordem da Rosa.

Herdeiro único, era proprietário rural e apresentava forte apreço por seu bairro. Um dos nobres propulsores do programa de expansão de Jacarepaguá, fundou a primeira escola na região, a Escola Municipal Barão da Taquara, localizada na Rua Nelson Cardoso. Doou terrenos, criou o Jóquei Club Brasileiro, realizou arruamentos, cooperou para a implantação de diversas linhas de bondes, entre outros feitos.

Em 1882, D. Pedro II o intitulou Barão da Taquara e,então, tornou-se o primeiro e único da região. Além de ser querido pelo público do local,tratavam-no como uma figura marcante prestadora de grandes serviços ao país.

No centenário de seu nascimento, foram prestadas grandes homenagens em sua memória. No bairro da Praça Seca, foi inaugurado um busto do Barão, celebrado pela imprensa, moradores da região e figuras de alto escalão. O dia 25 de outubro foi, também, estabelecido como Dia do Aniversário do Bairro da Taquara em sua homenagem.

Imagem: Escola Municipal Barão da Taquara. | Fonte: Site da E. M. Barão da Taquara.

Fale Conosco

Rua Alberto Soares Sampaio, 72 - Taquara (acesse o mapa)
(21) 3256 5641 |21 96429 7838
Horário de funcionamento:
terça a quinta - das 17h às 22h | sexta e sábado - das 17 às 23h
E-mail: contato@casadeculturajpa.com.br