O Sertão Carioca

 A Baixada de Jacarepaguá e Zona Oeste eram tão distantes e alheias ao ritmo da cidade do Rio de Janeiro
que foram apelidadas por Magalhães Correa, de “Sertão Carioca”.

Seus moradores eram chamados de sertanejos, referência tanto à distância quanto ao desenvolvimento da região,
àquela época, essencialmente rural.

Com o passar dos anos, o lugar foi se modificando para acompanhar a urbanização da cidade, mas o ritmo deste desenvolvimento impactou nossas memórias, tradições e saberes (patrimônio), que em parte foram ofuscados ou permanentemente apagados da história.

Quem mora aqui comumente desconhece esse patrimônio histórico remanescente de povos que passaram por esta região. E assim parece que, quanto mais esquecemos, mais distante nossa terra se faz. Nos tornamos sertanejos e ficamos à margem de nossa própria memória.

A exposição O Sertão Carioca – a outra margem do Rio apresenta uma coletânea que resgata retalhos da grande e esquecida história da Baixada de Jacarepaguá. Com esse breve recorte, esperamos reunir a comunidade em torno de uma redescoberta, compartilhando lembranças, “causos” e fatos que marcaram o desenvolvimento da região, na esperança de que essa chama nunca se apague.

O evento começa com a exibição de uma envolvente animação que conta a história da região desde o período colonial até os dias de hoje. Após a exibição, o público é levado para um passeio pela a história, através de fotos e textos, culminando na apresentação de duas surpreendentes joias do nosso patrimônio histórico, o hino do Brasil e o hino de Jacarepaguá.

O Sertão Carioca – a outra margem do Rio, é um emocionante reencontro com a nossa memória. Visitas aos sábados, mediante agendamento, via  telefones, e-mail ou WhatsApp. Fale conosco!

Mediação: R$15,00. 
(Gratuita para estudantes da rede pública de ensino e maiores de 65 anos)

Classificação etária: 12 anos.

 

Fale Conosco

Rua Alberto Soares Sampaio, 72 - Taquara (acesse o mapa)
(21) 3256 5641 |21 96429 7838
Horário de funcionamento:
terça a quinta - das 17h às 22h | sexta e sábado - das 17 às 23h
E-mail: contato@casadeculturajpa.com.br