Francisco Manuel da Silva

Nascido em 1795, Francisco Manuel da Silva possuiu enorme destaque na música brasileira. Era compositor e maestro, compunha desde jovem e chegou ao título de Mestre da Capela Real, em 1841.

Foi um dos fundadores da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional do Rio de Janeiro, voltada para o fomento do gênero artístico teatral na cidade, e o Conservatório de Música, o primeiro dedicado à Ópera na América do Sul, que originou a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dentre os feitos de Francisco Manuel, o que o tornou notável foi a melodia patriótica em comemoração da abdicação de D. Pedro I ao trono, que se transformou no Hino Nacional Brasileiro. Criado em 1831, é considerado um dos mais belos do mundo. O compositor era proprietário de um amplo sítio em Jacarepaguá e teria se inspirado no cantos dos pássaros nativos para criação do Hino.

Francisco Manuel da Silva

Imagem: Domínio público / Acervo Arquivo Nacional