Manuel Francisco dos Santos (Garrincha)

Manoel Francisco dos Santos, ou, popularmente chamado pelo apelido de infância que ganhou da irmã: Garrincha. Foi um jogador de futebol brasileiro e querido por amantes do esporte, ficou conhecido por seus dribles e até considerado o melhor driblador da História.

Destacou-se também pelos anos jogados no Botafogo, carregou o time ao segundo lugar do Campeonato Carioca em 1957, marcando 20 gols de 26. Participou também com destaque da Seleção Brasileira.

Possuía estrabismo e a diferença de 6 centímetros entre as pernas, fatores que pareceram ser insignificantes para o seu desempenho na Copa de 1962 que ficou conhecida como a Copa do Garrincha.

Sua vida pessoal contrastava com a dos campos. Teve 14 filhos com diferentes mulheres, incluindo Elza Soares com quem foi casado por 16 anos, sofreu inúmeros acidentes de trânsito e faleceu aos 49 anos em decorrência do alcoolismo.
Garrincha morou na Freguesia em Jacarepaguá e atuou em partidas no 18° Batalhão da Polícia Militar, local onde fundou uma escolinha de futebol para crianças. A praça na Rua Hugo Thompson Moreira, em Curicica foi nomeada “Praça Mané Garrincha”.

Imagem: El Gráfico n° 2233.

Fonte: Wikicommons.

Fale Conosco

Rua Alberto Soares Sampaio, 72 - Taquara (acesse o mapa)
(21) 3256 5641 |21 96429 7838
Horário de funcionamento:
terça a quinta - das 17h às 22h | sexta e sábado - das 17 às 23h
E-mail: contato@casadeculturajpa.com.br