Cândido Benício

Cândido Benício da Silva Moreira, ou Dr. Cândido Benício, nasceu em Niterói no ano de 1964. Foi médico e político brasileiro. Desde jovem apreciava a medicina, e iniciou primeiramente a carreira no ramo como sanitarista.
Tratava seus pacientes amigavelmente, ato que o fez muito popular pela classe mais pobre de Jacarepaguá. Elegido como Intendente Municipal pelos moradores da região, Cândido Benício se negou, alegando que vivia somente para seus pacientes e reprovava distrações que não envolvessem sua paixão.

Em 1892, apesar de seus protestos, a cidade o recebia como o mais novo Intendente. Não possuía grande prática no meio, entretanto, não o impediu de tornar-se ainda mais admirado. Ficou conhecido pelo bom senso e comprometimento quando se tratava do povo.

Vítima de uma grave doença, em 19 de dezembro de 1897, veio a falecer. O sepultamento ocorreu no Cemitério do Pechincha, boa parte da população de Jacarepaguá compareceu, incluindo o Barão da Taquara e a Baronesa. Cândido Benício foi homenageado com o nome da principal rua de Praça Seca.

Imagem: Bento Barboza. Revista Theatral, n. 21, 1894
Fonte: Wikicommons