Quilombo Cafundá Astrogilda

O museu Cafundá Astrogilda é uma iniciativa da família Santos Mesquita que busca recompor as memórias e trajetórias próprias e de outras famílias que habitam dentro da área do Parque Estadual da Pedra Branca e que atualmente compõem o Quilombo de Vargem Grande no Rio de Janeiro.

Antes da idealização de um espaço de memória formal alguns membros da família encontraram na pose e custodia de objetos sagrados, pertencentes ao terreiro de umbanda chefiado pela matriarca Astrogilda, da qual são descendentes, uma possibilidade de narrar sua história.

Trata-se de bens simbólicos que contêm a experiência e a afetividade do grupo em sentido pleno. Nessas imagens a identidade e consciência do grupo familiar se materializa. Com a recente visibilidade que o quilombo adquiriu e o crescente número de visitantes a família Santos Mesquita iniciou a construção de um museu seguindo técnicas antigas de construção antigas.

Fonte: museuafrorio.com.br

Imagem: Halley Pacheco de Oliveira [ CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)]

Caminho do Cafundá, s/n – Vargem Grande – Rio de Janeiro – RJ

Fechado temporariamente.