Igreja de São Gonçalo do Amarante

Engana-se quem acredita que as mais antigas construções do Rio de Janeiro encontram-se exclusivamente no Centro e em uma parte da Zona Sul. Essa Igreja, do século XVII, fica no Camorim, Zona Oeste da cidade. Localizada no alto da Estrada do Camorim, a “Igrejinha” (como é chamada pelos moradores da região), além de ser utilizada para as funções religiosas, é um ponto turístico, recebendo muitos visitantes.

Erguida por Gonçalo Correia de Sá, no ano 1625, a Igreja é um dos poucos e mais importantes exemplos de arquitetura católica colonial rural na cidade do Rio de Janeiro. Em 1667, décadas após a construção (que teve todas as dificuldades de uma obra da época), Vitória Sá – filha de Gonçalo – doou a Igreja ao Mosteiro de São Bento, que passou a administrar templo religioso.

No século XX, a Igreja passou por uma fase difícil. A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro precisou intervir e realizar uma grande reforma de restauração. No ano 1965, a Igreja foi tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em 1996, até 1999, foram realizadas obras para que a Igreja São Gonçalo de Amarante fosse completamente restaurada e voltasse a receber missas e outros acontecimentos religiosos. Tudo deu certo e a Igreja voltou a ser o que era antes. Hoje em dia, para a sorte de todos, ela funciona com extrema normalidade.

Fonte: diariodorio.com.

Igreja de São Gonçalo do Amarante - Halley Pacheco de Oliveira

Imagem: Igreja de São Gonçalo do Amarante
Autor: Halley Pacheco de Oliveira [CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)]
Fonte: Wikicommons (imagem editada)

Endereço:

Estrada do Camorim, 925 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ

Horário de funcionamento:

Fechada temporariamente.

.

Telefone:

(21) 2441 2646

Site:

Fale Conosco

Rua Alberto Soares Sampaio, 72 - Taquara (acesse o mapa)
(21) 3256 5641 |21 96429 7838
Horário de funcionamento:
terça a quinta - das 17h às 22h | sexta e sábado - das 17 às 23h
E-mail: contato@casadeculturajpa.com.br