Capela de Nossa Senhora de Mont Serrat

O atual templo de Nossa Senhora de Mont Serrat é uma construção dos primeiros anos da segunda metade do século XIX, com linhas arquitetônicas de inspiração neogótica. Sua inauguração foi em meados de 1857 e contou com a presença do Imperador D. Pedro II, que na ocasião esteve acompanhado pelo seu genro, o Duque de Saxe.

A imagem de Nossa Senhora de Mont Serrat, em estilo barroco, chegou em Paraibuna entre 1680 e 1689. Quase em tamanho natural e pintada a ouro, pertenceu aos Leme, família paulista de origem flamenga. Em sua capela foi batizada a mãe de Duque de Caxias, Dona Mariana Cândida de Oliveira Belo.

O atual templo sucedeu a outro, erguido na segunda metade do século XVIII, a mando do Guarda-Mor das Minas Pedro Dias Paes Leme que, por sua vez, substituiu o anterior, erguido pelo bandeirante paulista Garcia Rodrigues Paes nos primeiros anos daquele século. A igreja hoje está remodelada e descaracterizada, tendo, inclusive, um altar-mor ‘moderno’.

Fonte: mapadecultura.rj.gov.

Igreja de Nossa Senhora de Montserrat - Halley Pacheco de Oliveira

Imagem: Capela de Nossa Senhora de Mont Serrat
Autor: Halley Pacheco de Oliveira [CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)]